Lei da atração: entenda o que há por trás do livro “O Segredo”
- Admin
- 22 de jan. de 2018
- 6 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2018
A chave para conseguir tudo o que deseja pode estar nos pensamentos
Para você o copo está meio cheio ou meio vazio? Essa é uma metáfora que mostra bem duas perspectivas, a do otimista e a do pessimista. Para a pessoa que pensa positivo o copo estará sempre cheio. Uma das correntes do copo cheio é a lei da atração: ela diz que semelhante atrai semelhante; portanto, quando você tem um pensamento, você também está atraindo pensamentos semelhantes para sí.
Segundo Rhonda Byine, autora do Best Seller, “O Segredo”, que vendeu mais de dois milhões de cópias em DVD no mundo inteiro e virou um fenômeno público, com seis milhões de exemplares vendidos em um ano, os pensamentos são magnéticos e têm uma frequência. Quando você pensa, as energias são emitidas para o Universo e magneticamente atraem todas as coisas semelhantes que estão na mesma frequência. Tudo o que é emitido volta para a fonte – você.
Porém, antes disso outros autores já tratavam do assunto, um dos primeiros foi Norman Vicent Peale, autor de O Poder do Pensamento Positivo, em 1952. Hoje, a lista de livros que ensinam a usar os poderes da mente é extensa. Há o médico indiano Deepak Chopra (As Sete Leis Espirituais do Sucesso), Catherine Ponder que escreve sobre o tema prosperidade e o relaciona à perspectiva cristã, o casal de videntes Esther e Jerry Hicks (Peça e Será Atendido), a palestrante motivacional Sandra Taylor (A Ciência do Sucesso), apenas para citar alguns dos mais badalados. Outro autor conhecido é o físico Amit Goswami (O Universo Consciente), cujo livro inspirou o filme Quem Somos Nós? (2005), espécie de documentário de autoajuda que recorre à física quântica para falar dos potenciais da mente.
Conseguir uma promoção, comprar um carro, uma casa, fazer as pazes com algum familiar ou até mesmo emagrecer. Esses são alguns exemplos de conquistas que podem ser realizadas segundo a autora do livro “O Segredo” com o treinamento correto da lei da atração. No corpo acontece assim: quando se tem um pensamento positivo, milhares de neurônios são acionados e trocaram informações em frações de segundo em nosso Cortex. Arquivos de memória são vasculhados e, sem que você possa controlar ou prever, a imagem do que está mentalizando aparece em sua mente, produzindo um bem-estar, uma vontade de possuir essa casa ou aquela promoção acontece de verdade.
Já na lei da atração acontece da segunda forma: você pede, acredita e recebe. Por exemplo, quando se deseja emagrecer seguindo a lei da atração, o primeiro passo é se visualizar no peso em que quer chegar, o segundo é acreditar e agir dessa forma, já comprando roupas no seu peso desejado e a terceira etapa é receber, você deve se sentir bem, já que o sentimento é poderoso e atrairá sensações para seu corpo.
De acordo com a lei da atração os pensamentos acabam se transformando em sensações que geram sentimentos que nos ajudam a alcançar nossos objetivos. “A alta frequência é o amor, que fica em trono de 528 Hertz. Esta é a frequência ideal para alcançarmos os objetivos e neste nível deveríamos vibrar o dia inteiro. Por isso é necessário cuidar dos pensamentos e sentimentos, para sintonizarmos e realizarmos os nossos objetivos”, esclarece a especialista em física quântica Angela Maria Wilgess.
Já os pensamentos negativos teriam o impacto dobrado sobre nossos sentimentos e ações. De acordo com a autora, a lei da atração não computa “não”, “nem” ou “nunca”. Rhonda explica que quando se fala negativamente, isto é o que a lei recebe. A física quântica concorda com o livro. “A baixa frequência que é o ódio, rancor, mágoa ficam em torno de 20 Hertz a 100 Hertz, cada sentimento vai mudando a frequência, como se fossemos girar o botão de um rádio. Basta apenas sintonizar”, aconselha Angela Maria Wilgess .
Vamos esclarecer um conceito: o otimista não é aquele que não vê o problema, e sim aquele que vê o problema, mas também enxerga as soluções - “Encontrar saídas para os problemas sem se deixar abater está entre as capacidades mais importantes hoje em dia, já que vivemos tantos desafios. Se a pessoa é pessimista, ela se esforça menos ou nem tenta, já que acha que não vai dar certo”, - conta a coaching Cecília Barreto.
Já é comprovado cientificamente que pensamentos de caráter positivo como gratidão, contemplação e compaixão aumentam o nível de felicidade das pessoas – “Considerando que ser feliz está em nossos objetivos, então acredito que pensar de maneira positiva ajuda as pessoas a alcançarem o que desejam”, acrescenta a coaching.
Outro estudo que também comprova a força do pensamento positivo foi realizada pelo pesquisador japonês e autor do livro “As Mensagens da água”, que confirma, por meio de um experimento científico com água, a influência de palavras positivas e negativas na decomposição de substâncias. De acordo com o cientista, ao tratar as substâncias de forma diferente, variando entre amor, ódio e descaso, os cristais de água se modificam, os que “escutaram” palavras de amor ficam “bonitos” e os cristais que “escutaram” palavras negativas ficaram com a aparência “feia”.
Rhonda, justifica a lei da atração por meio da física quântica. Segundo Angela, a física quântica é o estudo dos fenômenos microscópicos, o estudo de átomo. “Como todo o nosso corpo é formado por átomos, então é uma lógica que somos consciência quântica. O pensamento positivo, é a frequência, a vibração em alta voltagem de 500 Hertz para cima. E ainda existe todo o processo do colapso da função onda que explica como as ações podem ocorrer”, conta.
Outra ideia que Rhonda traz em seu livro “O Segredo” é que os pensamentos determinam sua frequência e seus sentimentos dizem de imediato em que frequência você está. Quando se sente mal, você está na frequência em que atrai mais coisas ruins. Quando se sente bem, você está poderosamente atraindo para si coisas boas. “O sentimento é 5000 vezes mais potente do que o pensamento, pois estes geram a emoção. E esta emoção já atualmente pode ser medida em Hertz. Hoje, já existem celulares que medem a frequência em Hertz do corpo humano”, explica a física.
A autora ainda alerta no best seller, que devemos nos concentrar no que queremos e não no que não queremos. Por exemplo: ao invés de pensar eu não quero que minha concorrente cresça profissionalmente antes de mim, devemos pensar desejo conseguir uma promoção no trabalho.
Então de acordo com a lei da atração tudo é energia. Tudo o que é pensado é atraído.
Mas e o que dizem por aí sobre a Lei da Atração?
Os físicos:
Aos olhos de muitos cientistas, as teorias da lei da atração não fazem sentido nenhum. “Dizer que o pensamento pode criar um campo energético, é uma teoria vaga. O que pode acontecer é a pessoa observar os acontecimentos de uma forma diferente. Por exemplo, a pessoa mediar suas vontades com um pensamento positivo, porque ela já vê a situação com determinados olhos e se algo positivo acontece, ela já associa isso ao pensamento positivo. Mas isso não seria uma questão comprovada pela física quântica. Dizer que o pensamento cria uma onda eletromagnética tão forte a ponto de influenciar o desejo de uma pessoa é um exagero, as ondas são de baixa escala e o resultado esperado serão tão ínfimos, que isso não teria relação nenhuma. Então, posso dizer que tanto o pensamento positivo como o pensamento negativo não dependem da física, mas sim de como cada pessoa lida com uma situação, tendo um determinado pensamento”, desvenda Lucas Nunes Sequeira, cientista molecular da Universidade de São Paulo.
As psicólogas:
“Sou meio cética com alguns livros de auto-ajuda porque às vezes denigrem a imagem do psicólogo, que vai ser visto como um método místico ao invés de científico. A maioria dos psicólogos, por exemplo, não gostam de Augusto Cury, porque vai em direção contrária a tudo o que nós construímos. Agora que as pessoas estão começando a nos dar lugar como profissional da saúde mental, com métodos baseados na ciências. Mas também sou a favor da auto-ajuda, já que estou ao lado de tudo que ajude cada um”, revela a Beatriz Honda.
Como aplicar o segredo?
Passo 1: peça
Estabeleça o que deseja ter. Visualize você nesta situação. Desenhe ou monte fotos suas realizando esse desejo.
Passo 2: acredite
Você tem que acreditar que irá conseguir o que deseja. Tem que se imaginar, fingir, agir como, simular que já conquistou essa realização. Escreva em um papel seu pedido, não contradiga o que pediu com pensamentos, palavras e atos.
Passo 3: receba
Você precisa se sentir bem. Sentir-se bem com você. Isso é importante, quando tem pensamentos perfeitos e se sente bem com você, entra na frequência de seu desejo, e atrai perfeição.
Vamos tentar?
A autora indica para começar com algo pequeno, como uma xícara de café ou uma vaga de estacionamento, é uma forma simples de experimentar a lei de atração em ação. Projete poderosamente atrair algo pequeno. Ao experimentar o poder que tem de atrair, você irá passar a criar coisas muito maiores.

Comments